Notícias

03 de abril de 2021 - 22:00:25
A ocorrência de uma descarga atmosférica na última quinta-feira (01/04) provocou um incêndio de grandes proporções na cidade de Guaratinga, no sul da Bahia. O raio ocorreu por volta das 17hrs e durou pelo menos até a manhã da sexta-feira. De acordo com o Núcleo de Monitoramento do INPE, havia a passagem de um sistema frontal na região neste dia que ocasionou a formação de tempestades intensas e com alta incidência de raios.

03 de abril de 2021 - 21:57:02
Na última terça-feira (30/03), a ocorrência de um raio em Iguaba Grande, no Rio de Janeiro, provocou um incêndio em uma residência no bairro Vila Nova. Apesar de os bombeiros terem sido chamados e realizarem o controlo do gofo, o incêndio provocou a perca de todos os pertences da família. De acordo com o Núcleo de Monitoramento do INPE, as tempestades que ocorriam na região foram causadas devido a passagem de um sistema frontal pela região.

Previsão do Tempo

20 de abril de 2021 - 06:00
Nesta terça-feira (20), o avanço da massa de ar fria e seca impulsionado pelo ciclone na costa do Sudeste atuando juntamente com a ZCIT sobre a região Norte e Nordeste favorecem a ocorrência de instabilidade e a formação de tempestades localmente intensas nestas regiões ao longo do dia. No Centro-Oeste e sul da região Norte, a alta umidade e aquecimento deverão favorecer a formação de tempestades isoladas. Na região Sul do Brasil, o tempo deverá permanecer estável e apenas com variação de nebulosidade ao longo do dia.
Meteorologista: Luciano Ritter Nolasco Junior

Monitoramento Tempo Real

Média atividade de raios no Brasil
das 11h às 12h UTC
Classificação de Raios por Estado:
AC
AL
AM
AP
BA
CE
DF
ES
GO
MA
MG
MS
MT
PA
PB
PE
PI
PR
RJ
RN
RO
RR
RS
SC
SE
SP
TO

Classificação por quantidade de Descargas/hora
Baixa
até 30
Médio
de 31 à 180
Alta
acima de 180